15 novembro 2013

Resenha #1




Saga: Percy Jackson e os Olimpianos.
Livro: O Ladrão de Raios.
Editora: Intrínseca
Autor: Rick Riordan
Ano de públicação: 2008
Narração: Percy Jackson, 1ª pessoa. *OBS: sua narração dá humor ao livro.*
Número de páginas: 400
Classificação: Ação; ficção.
Tipo: Infanto-juveníl.


Percy Jackson: um garoto problemático. TDAH e dislexia. Excluído e motivo de gozação para toda a escola. Ele tem apenas um amigo: Grover Underwood, também excluído. É, a vida dele não é fácil, e quem diria que poderia piorar?

Percy, no meio de uma excursão, é atacado por sua professora de álgebra. Ou, uma benevolente. Também tem mais um nome, mas é perigoso falá-lo, que exige dele um raio. Fala sério, um raio? O que essa professora fumou? É, essa deve ser a confusão na cabeça de Perseu, mas depois (quase) tudo se explica, e é na primeira frase do livro que a explicação é divulgada:

“Olhe, eu não queria ser um meio-sangue.”

Meio-sangue, semideus, filho dos deuses, chame como quiser. Apenas saiba que Jackson, de apenas 12 anos, é filho de um dos deuses olimpianos com uma mortal (sua mãe, Sally Jackson).

Depois de vários pesadelos, sua mãe e seu amigo Grover, que se revela um sátiro quando tira suas calças, mostrando pernas peludas e cascos de bode, tentam ir para o Acampamento Meio-Sangue, onde Percy ficará a salvo, porém, sua mãe é levada pelo Minotauro, e provavelmente está morta.

Já no Acampamento, Percy se descobre filho do deus dos mares, Poseidon, e descobre que é mais poderoso do que imagina. Ele, Grover e Annabeth (semideusa, filha de Atena, da qual conhece no Acampamento) vão em uma missão para resgatar o raio-mestre de Zeus, que o garoto foi acusado de roubar.

O livro em si, é baseado nas aventuras dos dois semideuses e um sátiro em busca do precioso raio, e no final descobre-se que os titãs querem destruir o Olimpo e re-construir o mundo, onde é mostrado o objetivo central de toda a série.

Para os leitores que gostam de romance, sinto em dizer que vão se decepcionar, pois Rick Riordan deixa esse gesto de 2ª opção, em que a principal seria a luta entre semideuses e titãs.

A história de toda a saga Percy Jackson e os Olimpianos, é uma versão moderna, narrada por um adolescente sobre mitologia grega (lembrando que várias partes estão distorcidas), famosa entre jovens amantes de literatura, além de milhares de fãs – os semideuses – que se mostram leais a série, onde se é perceptível pela tristeza de cada um pelo fim dos livros.

Que tal se tornar um de nós? Leia a saga Percy Jackson e os Olimpianos, garanto que não se arrependerá!


Opinião pessoal: A história é totalmente apaixonante, viciante. O começo do livro, tem de ter paciência, afinal, todo o livro tem sua explicação complicada, mas com o tempo, o vício pelo livro é inevitável. Achei o vocabulário simples, mas é o certo, afinal é um livro infanto-juveníl, por isso, não vi muitas falhas. Recomendo muito.